sexta-feira, 18 de abril de 2008

Plano Individual de Estudos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

PEDAGOGIA À DISTÂNCIA

DISCIPLINA: SEMINÁRIO INTEGRADOR IV.

ALUNA: MARLENE ROLOFF.

ATIVIDADE: PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS.

DATA DA POSTAGEM: 18/04/2008

PROJETO: CRIAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA.

Pretendo trabalhar em forma de Projeto, globalizando os conteúdos de matemática a serem desenvolvidos durante o semestre.
Desenvolver o Projeto com os alunos do segundo ano, durante os meses de maio e junho.
Evidenciar que aprendemos, através da confecção de jogos, materiais testados, e pelo desempenho dos alunos em sala de aula.
As aprendizagens serão socializadas com fotos das atividades desenvolvidas pelos alunos. Postar em meu Portfólio o resultado das aprendizagens.

JUSTIFICATIVA:
O trabalho no Laboratório de Matemática tem como prioridade possibilitar e facilitar aos alunos a aquisição do conhecimento, oportunizando o contato com diversos materiais concretos educativos, num ambiente prazeroso e aconchegante.
Visa instigar a criação de estratégias na busca de soluções de problemas.
Pretende explorar a potencialidade do conhecimento matemático, propondo atividades lúdicas, em parceria com a professora e o trabalho realizado na sala de aula, sanando dificuldades e proporcionando novos conhecimentos através dos jogos.
OBJETIVOS:
- Envolver o aluno na aprendizagem, tornando-o sujeito atuante em busca de novas descobertas que geram o conhecimento significativo.
- Desenvolver a atenção, a concentração, a observação, a criticidade, a autonomia e o raciocínio lógico, realizando atividades diversificadas com recursos didáticos variados.
- Estimular o aluno na busca e na construção do saber, oportunizando momentos lúdicos com recursos variados e realizando atividades diversificadas, desafiadoras, significativas, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento lógico.

COM ESSE TRABALHO ALMEJO:
-Que as atividades lúdicas e jogos gerem no aluno o interesse, o prazer, a persistência, a autonomia, a busca e a pesquisa no decorrer do trabalho proposto;
-Que os educandos passem a compreender e a utilizar convenções e regras das atividades que serão empregados no processo de aprendizagem;
-Incentivar o respeito à individualidade e as diferenças, realizando atividades diversificadas que contribuam com a socialização através da interação com o meio.

Um comentário:

Maxi disse...

Olá Marlene!

Querida, estou aqui para ler e acompanhar teu Portfolio! Esta atividade 2 do SI somente os prof. Leonardo e Cintia a comentarão (segundo as orientações que eles nos passaram). Vou dar uma olhadinha nos teus demais posts.

Abraço da colega E AMIGA :)
Maximira Carlota
TUTORA SI4 PEAD-FACED UFRGS