sábado, 14 de novembro de 2009

O DIREITO DA CRIANÇA SURDA

Toda criança surda , tem direito de crescer, aprender, conhecer e utilizar a língua gestual e a língua oral. Desde os primeiros momentos da vida, a criança começa a adquirir a língua, e é esta língua que estabelece os laços afetivos entre os pais e a criança.
Quando chegam a idade escolar são encaminhados as escolas normais , muitas vezes a escola mais próxima. Só que incluir um aluno surdo, não é só fequentar a sala de aula, é preciso atendê-los em suas necessidades e favorecer uma educação de qualidade, pois muitas vezes o aluno surdo é deixado de lado nos questionamenos, nos debates e seminários,etc.
Para que a inclusão realmente aconteça na escola e na sala de aula, é importante que o professor e os alunos ouvintes conheçam mais sobre a cultura surda e busquem formas de estabelecer uma comunicação com os colegas surdos. O papel do intérprete é fundamental neste processo de inclusão, pois o aluno surdo que vem tendo um acompanhamento sistemático do interprete apresenta maior facilidade em entender conceitos. Sabemos que a realidade brasileira é outra , precisamos incluir alunos com necessidades especiais, mas dificilmente recebemos um apoio de um especialista. Professores despreparados , classes mistas e a necessidade de respeitar o ritmo dos alunos surdos que é mais lento. São várias as recomendações aos professores que trabalham com alunos surdos e que favorece o processo de ensino-aprendizagem.

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