segunda-feira, 24 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO

A minha aprendizagem nesta semana é uma reflexão que faço sobre a importância de trabalharmos com a educação integral com nossos alunos. Como já havia postado sobre a minha satisfação com os alunos sobre as nossas aulas usando as tecnologias informáticas que vem transformando a vida dos meus alunos e também a minha. Antes eu não tinha coragem de levar a minha turma para a sala de informática com medo de não conseguir atendê-los na suas necessidades. Hoje vejo que é possível e necessário possibilitar aos alunos uma nova forma de pensar, trabalhar,viver e conviver no mundo atual, por isso torna-se uma exigência que as instituições de ensino e os professores se apropriem dessas novas formas de desenvolvimento. O produto final desse processo é a formação de indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da busca , da investigação,da descoberta e da invenção. Ela é uma importante, poderosa e atraente ferramenta para fins de estudo e pesquisa não só para o alunos também para o professor. Outra atividade importante foi a ida ao circo que trouxe aprendizagens e curiosidades, pois foi propiciado transformações no ambiente de aprender. Os olhinhos brilhavam ao verem as apresentações, alguns nunca tinham ido a um circo. A verdadeira educação é aquela que gera na criança mudança de comportamento, satisfazer suas múltiplas necessidades: intelectuais, cognitivas e afetivas.

Nenhum comentário: