quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

IMAGINAÇÃO E FANTASIA

Ao assistir o filme História Sem Fim, que trata da importância da leitura na vida de um menino, que tem o poder da imaginação na vida das pessoas e, em especial das crianças.O menino ao encontrar um livro na biblioteca, começa a ler e tudo passa a acontecer,ele passa a viver a história com o poder de modificá-la. Se envolveu a tal ponto na história que ele começa a agir sobre os personagens. Nas minhas aulas de contação de história também trabalho assim, eu inicio a história e deixo que os alunos usem a imaginação para continuarem e até finalizar a história. Bastian teve que tomar decisões, a tristeza queria tomar conta da fantasia e ele teve que reagir e impedir. Não podia deixar que a fantasia tivesse fim, passou a viver a história que ele estava lendo.As crianças são a peça fundamental para a leitura de histórias, para que a fantasia não tenha fim.Incentivo muito os meus alunos para a leitura.Os alunos ao assistirem o filme pareciam viver a mesma sensação que Bastian viveu no filme. É um convite irresistível a uma aventura em um ambiente lúdico de encanto e fantasia.
Depois que assisti o filme, ficou mais evidente de que não podemos deixar a fantasia acabar, pois é ela que faz com que as crianças se transportem do real para o imaginário. Outra evidência clara da importância da leitura, da fantasia tem haver com o progresso na aprendizagem . Alguns dos meus alunos do primeiro ano já estão lendo histórias, inclusive para os colegas que ainda não sabem ler muito bem. Foi através da fantasia, que aumentou a vontade e o interesse para que logo aprendessem a ler, e poder viver pessoalmente a sensação que Bastian viveu no filme: "História Sem Fim".

Um comentário:

Giselda Correa disse...

Olá Marlene, tudo bem? Achei muito bacana a tua iniciativa em trazer o Teatro, Musica e Literatura para dentro da sua sala de aula. Tenho certeza que foram atividades muito gratificantes, onde além de aprenderem alguns conceitos de socialização,como trabalhar em grupo, respeitar o colega, também se divertiram muito. Acredito que o caminho é este. Diversificar nossas práticas, utilizando-se de todas as apropriações tecnológicas ou não para fazer um trabalho diferenciado e ao mesmo tempo em que tenha um resultado positivo, onde seja possível o crescimento de todos que estão envolvidos neste processo. Reforço novamente que sempre ao realizar uma atividade que tenhas vivenciado no pead (qualquer interdisciplina) com teus alunos procure descrevê-la de forma mais detalhada (contar o inicio, o meio e o final)?Desta forma qualquer pessoa que ler vai poder entender melhor e não somente aqueles que participaram contigo desse momento. Ainda se possível, trazer as evidencias, destes trabalhos em forma de fotos,trabalhos feitos pelos alunos e vídeos (vc pode filmar!) e publicar nos contando como foi o resultado.
Como sugestão procure sempre alternar entre as interdisciplinas para que ao final do semestre, tenhas um pouco a nos dizer sobre tuas aprendizagens em artes, em música, em literatura...
Continue nos presenteando com suas evidências e experiências!!!.
Beijão pra ti, Gi - Tutora SL.