segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

SALA DE AULA É LUGAR DE BRINCAR?

O ato de educar combina com outra ação: brincar. Analizando as crianças na sala de aula, seus modos de agirem, suas estratégias, criatividade e pensamento é que vejo a brincadeira como uma forte aliada ao ensino aprendizagem. É inadmissível que uma criança fique sentada durante quatro horas absorvendo conteúdos, pois o brincar também significa aprender conteúdos, o brincar também significa aprender. Com jogos e brincadeiras a aula fica mais atrativa e as crianças participam com alegria e entusiasmo. O jogo estimula, portanto, ajuda na construção do conhecimento. Propicia, também, prazer e diversão Ao planejarmos uma aula precisamos ter a preocupação de encaixar de maneira lúdica o conteúdo a ser desenvolvido para que os alunos assimilem mais rápido e adquirem o gosto do aprender brincando. Precisamos ser claros nos objetivos que temos com determinado conteúdo. Os projetos desenvolvidos com atividades lúdicas como por exemplo: O teatro e Música, foram atividades que resultaram numa aula prazerosa e o grupo ficou tao integrado que era só alegria.Os alunos participaram intensamente das atividades propostas, interagindo e colaborando ativamente com os colegas.Toda brincadeira desenvolvida dentro ou fora da sala de aula proporcionará ao aluno uma vida mais saudável e um desenvolvimento mental,social, físico e emocional mais equilibrado.

Nenhum comentário: