sábado, 19 de setembro de 2009

PLANEJAMENTO EM BUSCA DE CAMINHOS

Garantir que as crianças tenham acesso e incorporem valores e conhecimentos básicos, de forma a se desenvolverem integralmente e se tornarem melhores para si e para a coletividade, é o grande compromisso que nós professores assumimos diariamente ao entrarmos em nossa sala de aula. Tornar-se melhor significa desenvolver competências, e isto só é possível se a aprendizagem realmente acontece. Ninguém opta pelo fracasso, queremos ver o sucesso de todos os alunos no trabalho que desenvolve, evidenciado pelo crescimento e desenvolvimento diário.
A aprendizagem não acontece como num passe de mágica, é fruto do trabalho sério e constante e que acontece ao longo do ano. Normalmente montamos o plano de aula pensando no resultado que teremos. Precisamos fazer com que o aluno estude para aprender e não só para passar de ano ou porque tem provas externas para fazer. Criar situações interessantes para a sala de aula, não só pensar de como vou ensinar algo para os alunos e sim como meus alunos irão aprender determinado conteúdo. O processo ensino-aprendizagem é uma troca gostosa, aprendemos com os alunos e eles com o professor, pois cada criança chega a escola com conhecimentos diversos.Os alunos não são todos iguais, logo não aprendem da mesma forma. Precisamos repeitar e conhecer nosso aluno. Respeitar seus limites, suas dificuldades, sua opinião.

Nenhum comentário: