domingo, 18 de outubro de 2009

HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Conhecer um pouco da história de surdos não nos proporciona apenas adicionar conhecimentos, mas também para refletirmos e questionarmos acontecimentos relacionados com a educação em várias épocas. Hoje fala-se tanto em política de inclusão, só que o sujeito surdo continua excluído, pois a maioria das escolas não tem professores preparados. Revela a história e também o filme "Seu nome é Jonas", que os sujeitos surdos eram rejeitados pela sociedade e até isolados em asilos para que pudessem ser protegidos, não acreditavam que pudessem ter uma educação, uma vez que eram marcados como "anormais" ou "doentes". Já é maior o número de escolas e de professores que desenvolvem seus trabalhos com os diferentes métodos de ensino em classes especiais, salas de recursos, ou seja, espaços educacionais para surdos dentro de escolas regulares para garantir o atendimento de alunos surdos matriculados nas escolas brasileiras. É pelas raízes numa história que surgem revelações trazendo discussões educacionais, das diferentes metodologias que os sujeitos surdos podem aprender. Observando também a sua identidade e a diferença culturais. A lei federal 10.436 determina que os sistemas educacionais incluam o ensino da libras como parte dos parâmetros curriculares tanto no nível médio como superior.

2 comentários:

Rose tutora EAD disse...

Olá Marlene!
Tua reflexão é pertinente ao teu dialogo com a interdisciplina libras, pecebo que conseguiste fazer um paralelo entre tua visão academica e a lei que leste, inclusive a vivência em relação ao filme.
Mas, como tens trabalhado com teus educandos essa situação?
Abraços, Rose

Marlene Roloff disse...

Trabalho muito com meus alunos, o respeito pelo diferente. Que bom que somos diferentes mas com direitos iguais. Não temos alunos surdos na nossa escola, mas alunos com outros necessidades que devem ser respeitadas , admirados e amados pela sua força de vontade em seguir em frente.