segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO DE EJA

A importância de se investir na educação de jovens a adultos no Brasil é primeiramente no reconhecimento do direito a educação que em virtude de situações de desigualdade, lhe foi negado no passado e dificultado no presente. A importância de se investir na educação de EJA é justamente para superação das desigualdades. O estudo é gratuito, é oferecido para todos que não tiveram acesso na idade própria. Mesmo assim muitos alunos evadem não aproveitando a oportunidade que lhes é oferecido através da EJA que é diferenciado para atender os alunos que vem ao final de um dia cansados e muitas vezes com fome. A motivação por parte do professor é fundamental para os alunos não evadirem durante o ano e levar até o final e ser uma vencedora mesmo tendo que passar por privações.
Também posso me considerar uma vencedora, pois meu recomeço após ter parado de estudar por cinco anos devido a dificuldades diversas que se enfrenta morando na zona rural, hoje estou agregando experiências e aprendizagens na minha formação para cumprir bem o meu papel de educadora.

2 comentários:

Luciane Machado disse...

Marlene, o garnde desafio é como vem sendo desenvolvido as aulas da Eja, pois é um público diferenciado pela sua trajetória escolas.Você fala em os alunos evadem...porque evadem?mas em outro momento fala sobre a motivação dos professores, e a motivação dos alunos.Será que aula está sendo adequada para o Público jovem e adulto?Por isso a importância de que se alfabetize trazendo as experiências de vida, fazendo com que o aluno tenha ciência do seu papel na sociedade e que fala a leitura crítica do mundo como diz Paulo Freire.Bjs.

Marlene Roloff disse...

Luciane o que percebo na escola que eu observei turma da EJA é que realmente falta motivação tanto por parte dos professores como dos alunos. A maioria dos alunos são alunos que passaram do diurno para o noturno por vários motivos e já vão rotulados.Com certeza deve ser feita uma auto avaliação pelos professores para o próximo ano e resgatar o verdadeiro sentido da EJA.