sábado, 30 de outubro de 2010

REFLEXÃO SOBRE AS APRENDIZAGENS DO SEXTO SEMESTRE

Durante o sexto semestre as Interdisciplinas oferecidas foram de muitas reflexões sobre a nossa escola inclusiva além de outros questionamentos. Na disciplina da Filosofia da Educação tivemos a oportunidade de assistir ao filme o clube do imperador que retratou bem o que é um conflito moral. Quantas vezes nos deparamos com situações como a do professor do filme que baseado na justiça e no desejo de formar pessoas de caráter, virtudes, princípios. Conquistar algo na vida por mérito, com esforço e merecimento, tem muito mais valor por menor que seja sem ferir os princípios morais do outro. Também estudamos textos que nos remeteram a uma reflexão sobre o compromisso com uma educação voltada para a moral e a ética.
No desenvolvimento e aprendizagem da psicologia II , vimos a importância da construção do conhecimento, quanto mais o aluno estiver estimulado mas dinâmica vai ter para tentar de forma inovadora construir seu conhecimento usando as várias tecnologias da informação, pois é algo que desejam e que dá prazer, fortalecendo sua autoconfiança.
Questão étnica raciais na educação vem a importância trabalharmos com a construção do das identidades étnicas/ raciais das crianças e jovens que estudam na nossa escola, para que se orgulhem da sua etnia e não se sintam diminuídos. Trabalho bastante com os alunos para não haver discriminação na sala de aula, esta educação deveria começar nas casas dos alunos, pois é na família que começa o respeito pelo diferente. Este é um tema que jamais podemos esquecer-nos de abordar com os alunos para que cresçam sem preconceitos ou sem abdicar de sua identidade.
Em educação de pessoas com necessidades especiais estudamos sobre a importância das escolas, professores se prepararem para atender os alunos com necessidades especiais.
A maioria das escolas municipais já tem a estrutura necessária para atender esses alunos que necessitam de atendimento especializado. A escola estadual não tem a estrutura necessária para atender, em todos os aspectos, material e humano. Precisamos lutar por melhorias já que as leis que amparam estes alunos existem, mas não são cumpridas integralmente. Foi também o momento de estudar sobre alguns casos existentes na escola e para nos preparar para atender da melhor maneira os casos que temos nas nossas salas hoje.

Um comentário:

Marga disse...

Oi Marlene,a realização de Estudos de Casos, nos remetem a constantes reflexões que induzem a mudanças na prática cotidiana. Todos os educadores engajados com uma educação de qualidade, se superam na busca constante de melhorias e resultados positivos. Parabéns por tu fazeres parte desse grupo, e sucesso na tua caminhada profissional. Abraços Somáticos !