segunda-feira, 11 de outubro de 2010

REFLEXÃO DAS APRENDIZAGENS DO QUARTO SEMESTRE NA UFRGS

No quarto semestre no SI começamos a trabalhar com PROJETOS, lembro bem que o meu projeto foi referente a criação de um laboratório de matemática, onde além dos jogos prontos construimos vários jogos com sucatas e outro materiais para facilitar a compreensão e a globalização de conteúdos durante o semestre. Realizei o meu estágio usando muito o jogo, principalmente na matemática que possibilitou e facilitou aos alunos a aquisição de novos conhecimentos, oportunizando o contato com diversos materiais concretos educativos, num ambiente prazeroso. O aluno se sentia mais instigado a criar e ir em busca de estratégias para solucionar os problemas encontrados. Durante o meu estágio tive a certeza que as atividades lúdicas e jogos geram no aluno o interesse, o prazer, a persistência, a autonomia, a busca e a pesquisa.
Na matemática rever atividades e a troca de experiências entre os colegas foi muito importante, pois como docente sempre é preciso buscar alternativas para aquele aluno que necessita de algo mais para aprender, mais uma vez foi defendido o lúdico, pois o aluno precisa aprender com prazer.
A representação do mundo pelos Estudos Sociais e Ciências nos mostrou que é preciso considerar tudo o que o aluno ao ingressar na escola tras consigo, apenas temos que ampliar, reformular e sistematizar as noções que construiu de forma espontânea e através da aprendizagem de conteúdos relacionados.
A metodologia empregada deve ter o foco no interesse dos alunos, instigando-os a buscarem cada vez mais conhecimento diversificados, consequentemente o planejamento deve ser flexível para que possa atender a toda essa diversidade.
O aluno não aprende enchendo caderno, ele precisa participar da construção do conhecimento, produzindo seus textinhos sobre determinado assunto através da pesquisa na biblioteca ou internet, da observação. Podendo ser individual, em duplas ou coletivamente. Aprendi muito neste semestre, pois também era muito tradicional nas minhas aulas, mudei a minha prática, hoje vejo como meus alunos são mais autônomos nas suas aprendizagens.

Nenhum comentário: