sábado, 25 de setembro de 2010

REFLEXÃO SOBRE AS APRENDIZAGENS DO TERCEIRO SEMESTRE NA UFRGS

No terceiro semestre tivemos interdisciplinas que foram muito desafiadoras, pois teve muito a ver com a nossa prática diária de sala de aula. No teatro vimos que ele é um excelente recurso pedagógico, pois faz com que as crianças vivam a proposta de trabalho.Trazer para a sala de aula as técnicas do teatro e aplicá-las na comunicação do conhecimento incrementa um método, que é um poderoso meio para gravar na sua memória um determinado tema, ou para levá-lo, através de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral. As ferramentas do teatro adquiriram força no auxilio aos métodos e ensino, quer seja formal ou não formal. O teatro é uma inspiração para novas possibilidades de inclusão social e autoestima, é possível contabilizar ricas experiências e novas saídas para os problemas da violência e exclusão em nossa sociedade.
Na música vimos a variedade de preferência musicais que existem em nossa sociedade. Acredito que não há um ser humano que não goste de música, por isso a música é de todos nós . Desde que nascemos somos embalados ao som de uma cantiga de ninar. Até antes de nascer, ainda na barriga da mãe, o bebê já ouve sua mãe cantarolando. A maioria das pessoa, com certeza, tem preferências musicais e canções que se lembram de coisas, fatos ou épocas de sua vida que foram marcadas por uma música. È na sala de aula que os alunos adquirem um pouco de cultura musical que não seja do interesse da mídia. A música acaba se transformando em um produto de consumo, deixando de lado a cultura que é a música popular.
Na ludicidade e educação a professora Tânia Fortuna em uma entrevista falou: "Que para as crianças o brincar é coisa séria". Sabemos que infelizmente muitas das nossas crianças não vivem essa realidade, cabe a nós na sala de aula, proporcionarmos um pouco de prazer que é o brincar.
Sobre o brincar Fortuna deixou bem claro que, precisamos entender que jogo, a brincadeira, estão ligados ao prazer e que existem em qualquer momento e lugar, esse é o objetivo da vida do ser humano. Brincadeira é coisa séria, é através do lúdico que as crianças exploram o mundo e as diferentes hipóteses que ele oferece. A brincadeira é o momento de botar para fora medos e vontades que muitas vezes eles tem, medo de acharem que não são capazes de ser, A criança na sala de aula reproduz através do faz de conta o que é feito e vivenciado em casa, pode nos ajudar a ver e entender a história da criança. Na literatura vimos a importância da contação de histórias, os contos de fadas para a aprendizagem. Os alunos adoram ouvir histórias, durante a contação ou leitura da história, percebe-se o interesse, pois ficam atentos parecendo fazer parte do enredo. É através da contação de histórias que eles viajam na sua imaginação. Trabalhar com contos de fadas e explorar a imaginação, a criatividade e a fantasia são virtudes que sempre devem ser trabalhados e despertados para que a capacidade de sonhar não seja esquecida e para que o respeito à individualidade da criança seja garantida. No SI assistimos ao filme "Doze homens e uma sentença", onde pudemos definir com clareza o que são evidências e argumentos.
Assim como os demais semestres este também foi de muitas aprendizagens , pois todas as atividades foram aplicadas na sala e muito importantes para o meu planejamento.

Nenhum comentário: