segunda-feira, 20 de setembro de 2010

REFLEXÃO SOBRE MINHAS APRENDIZAGENS DO SEGUNDO SEMESTRE

Refletindo e sobre a caminhada acadêmica, descobri através das leituras, pesquisas e nos textos oferecidos que a educação precisa chegar à todos que tem vontade e necessidade em se aperfeiçoar e crescer intelectualmente. Ao reler minhas postagens no blog e nas atividades realizadas no primeiro semestre de 2007 noto que houve crescimento em relação ao primeiro semestre, e assim sucessivamente.
Na interdisciplina de Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, estudei sobre o Manifesto dos Pioneiros e a Escola Nova, compreender e conhecer mais sobre os pensadores na história da educação no Brasil como Fernando de Azevedo. Lemos e refletimos sobre "Memórias" onde realizamos a linha do tempo a partir da minha história de vida das minhas memórias. Relembrar e valorizar as coisas da minha infância foi tão importante para mim, saber que mesmo tendo me criado na zona rural fui muito amada e feliz.
Na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob enfoque da psicologia. A importância do bom relacionamento entre professor e aluno, com isto facilitando o aprendizado dos alunos. Segundo Freud as condições para um bom aprendizado está na relação afetiva do professor com seu aluno independente do conteúdo. este ano na minha turma sinto que há muita carência de afeto em alguns alunos, adoram um abraço e uma palavra de carinho. Em Fundamentos e Alfabetização consegui me aprofundar fazendo um estudo sobre alfabetização e letramento uma vez que fazem vinte anos que alfabetizo, mas sempre tiramos algo novo, curiosidade nas leituras, uma troca de idéia nos fóruns que também enriqueceram. Proporcionar o momento certo e criar condições para que os nossos alunos possam interagir com diferentes idéias, buscar diferentes tipos de leituras e escritas na vida, a leitura da vida do cotidiano, a construção do conhecimento.
Após os estudos realizados e com uma outra visão sobre a educação, sempre busco na minha prática pedagógica envolver a leitura e a escrita em um processo de construção do aluno, é muito mais gratificante.

Nenhum comentário: