terça-feira, 27 de maio de 2008

APRENDENDO MATEMÁTICA COM PRAZER

Trabalhar matemática a partir das construções matemáticas realizadas e trazidas pelos alunos faz com que a compreensão aconteça com mais facilidade. Com as leituras e trabalhos realizados na disciplina de matemática constatei que a matemática pode ser uma aula prazerosa para o aluno. Estou montando uma sala com diversos jogos juntamente com os alunos para que cada vez mais a matemática seja vista como uma matéria gostosa de estudar, e facilite ao aluno a compreensão dos problemas que surgirem.
Além de examinar as quantidades, suas representações e operações, realizo com os alunos atividades que exploram o senso de direção, localização espacial, distância e também o reconhecimento de formas geométricas, que desde a primeira série já são trabalhadas através dos blocos lógicos.Nesta faixa etária o interesse aumenta na medida em que se sentem inseridos nas atividades, fazendo parte do processo de conhecimento como sujeitos participativos.Realizando atividades que envolvem construções espaciais, meus alunos passaram a superar dificuldades em relação a sua motricidade e localização espacial, sendo capazes de representar e descrever o meio em que vivem ou do qual fazem parte.
Trabalho situações- problema que as desafiam a utilizar o vocabulário para localizar objetos escondidos na sala de aula.Por exemplo, Caça ao Tesouro. Como os alunos apresentam necessidade de se expressar corporalmente, aproveito a dança, levando a música para a sala de aula e abordar a posição do aluno no espaço.
Realizando atividades lúdicas para ensinar matemática principalmente no primeiro e segundo anos , me trouxe evidências claras em relação a aprendizagem e o prazer em aprender matemática, pois a participação é total por parte dos alunos.Logo estarei registrando com fotos as atividades realizadas com os jogos confeccionados.

Um comentário:

Maxi disse...

Belo registro querida!

Um abraço,
Maximira