terça-feira, 13 de maio de 2008

REFEITO - Plano Individual de Estudos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

PEDAGOGIA À DISTÂNCIA

DISCIPLINA: SEMINÁRIO INTEGRADOR IV.

ALUNA: MARLENE ROLOFF.

ATIVIDADE: PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS.

DATA DA POSTAGEM: 26/04/2008

PROJETO: CRIAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA.

Pretendo trabalhar em forma de Projeto, globalizando os conteúdos de matemática a serem desenvolvidos durante o semestre.
Desenvolver o Projeto com os alunos do segundo ano, durante o semestre..
Evidenciar que aprendemos, através da confecção de jogos, materiais testados, e pelo desempenho dos alunos em sala de aula.
As aprendizagens serão socializadas com fotos das atividades desenvolvidas pelos alunos. Postar em meu Portfólio o resultado das aprendizagens.

JUSTIFICATIVA:
O trabalho no Laboratório de Matemática tem como prioridade possibilitar e facilitar aos alunos a aquisição do conhecimento, oportunizando o contato com diversos materiais concretos educativos, num ambiente prazeroso e aconchegante.
Visa instigar a criação de estratégias na busca de soluções de problemas.
Pretende explorar a potencialidade do conhecimento matemático, propondo atividades lúdicas, em parceria com a professora e o trabalho realizado na sala de aula, sanando dificuldades e proporcionando novos conhecimentos através dos jogos.
OBJETIVOS:
- Envolver o aluno na aprendizagem, tornando-o sujeito atuante em busca de novas descobertas que geram o conhecimento significativo.
- Desenvolver a atenção, a concentração, a observação, a criticidade, a autonomia e o raciocínio lógico, realizando atividades diversificadas com recursos didáticos variados.
- Estimular o aluno na busca e na construção do saber, oportunizando momentos lúdicos com recursos variados e realizando atividades diversificadas, desafiadoras, significativas, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento lógico.

COM ESSE TRABALHO ALMEJO:
-Que as atividades lúdicas e jogos gerem no aluno o interesse, o prazer, a persistência, a autonomia, a busca e a pesquisa no decorrer do trabalho proposto;
-Que os educandos passem a compreender e a utilizar convenções e regras das atividades que serão empregados no processo de aprendizagem;
-Incentivar o respeito à individualidade e as diferenças, realizando atividades diversificadas que contribuam com a socialização através da interação com o meio.

APÓS A REALIZAÇÃO DESTE PROJETO, DEVERÁ FICAR EVIDENTE.

Que os alunos não usarão a matemática apenas para fazer cálculos, mas, também, deverá ficar constatada sua presença em atividades cotidianas em suas brincadeiras onde utilizarão conhecimentos matemáticos quando jogam bola, pulam amarelinha, brincam de jogo da velha, pulam corda, no futebol , entre outras atividades.
Através das brincadeiras e dos jogos, os alunos lidarão com noções de quantidade e realizarão cálculos mentais de adição, subtração, multiplicação e de divisão. Serão realizadas várias atividades específicas, como montar um mercadinho; onde deverão estipular, comparar e calcular preços, cobrar e dar troco, além de classificar e seriar os produtos. Estas atividades serão, também, desenvolvidas em outros contextos, como no caso, numa farmácia, livraria e de situações diversas conforme a realidade e contexto dos alunos.
Além das brincadeiras para a aprendizagem, também confeccionaremos, com vários materiais, alguns jogos que antes eram usados apenas em casa para o lazer.

Um comentário:

Leonardo Porto disse...

Prezada Marlene,

concordo inteiramente com a tutora Maximira no comentário a “Cultura indígena”, quando ela afirma que nesta postagem você compreendeu o espírito que anima os portfólio de aprendizagem, pois você fez um relato da excelente experiência de fazer os alunos conheceram a cultura indígena através de um encontro com os índios Kaigangs, você postou uma evidência e fez uma reflexão sobre a resposta dos alunos a esta aprendizagem. Por favor, continue fazendo este tipo de reflexão de muita qualidade.
Leonardo.