quarta-feira, 11 de junho de 2008

APRENDENDO MATEMÁTICA BRINCANDO

Nas aulas de matemática, no 1° e 2° anos onde eu trabalho, ao contrário do método tradicional, estou utilizando jogos matemáticos,alguns confeccionados pelos alunos.Os jogos desenvolvem o cálculo mental, raciocínio lógico, contagem, reconhecimento de figuras geométricas e as noções de localização no espaço. Fica evidente que através dos jogos os alunos aprendem matemática com mais prazer.O resultado deste trabalho instiga a romper com o conceito de uma única forma de ensinar matemática. As diferentes estratégias do cotidiano, muitas vezes, não fazem parte do contexto escolar, fazendo-se entender que existe a matemática da escola e do cotidiano, sendo que a primeira impõe a sua superioridade sobre a segunda. Como consequências, aparecem as dificuldades dos alunos ao lidarem com os números na escola, a reprovação e a falta de interesse pela matemática. No decorrer do processo pedagógico, a maneira de ensinar matemática foi se modificando, passando a entendê-la como um processo dinâmico cheio de descobertas e não mais como algo pronto. As aulas de matemática passaram a ser um espaço onde a produção dos saberes é discutida e contextualizada com os diferentes modos de pensar e entender a matemática.



Um comentário:

Maxi disse...

Marlene, muito boas as atividades mesmo. As reflexoes também.

Dirias que os conhecimentos que estas obtendo em Matematica, Ciencias e outras materias estão sendo mais voltados para ti, enquanto aluna, ou para aplicação direta com teus pequenos? (só uma curiosidade)

Maximira