terça-feira, 14 de outubro de 2008

A ESCOLA QUE QUEREMOS

A construção do PPP em uma escola é precedida pela coleta de informações referentes ao contexto escolar. Estas informações quando analizadas e organizadas fornecem o diagnóstico da realidade escolar, na visão do presente, " a escola que temos".
Com base nesta realidade, é feita uma previsão de como será a escola no futuro,além do diagnóstico da realidade, a concepção que se tem de homem, de sociedade, de educação, de conhecimento, e ter presente os princípios norteadores da educação, os valores e a Missão da Escola, a finalidade pela qual a escola foi instituída.
A partir das concepções e convicções é que se fazem as definições para constituir a identidade da escola, estabelecendo-se a "Visão de Futuro".
Vejo que precisamos com urgência reformular o PPP da nossa escola, precisamos partir da pergunta: Que escola queremos? Com certeza uma escola que atenda todos os anseios da comunidade escolar: Professores, Pais e Alunos.
Bibliografia: CALDIERARO,Ires Parisotto.PoA 2006 Escola de Educação Básica.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Marlene!
Gostaria de saber se já participaste da construção do PPP da tua escola.
E, nesta construção, acontece todas estas caracterísitas (coleta de informações, etc) que relataste?
Beijão no coração
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V