domingo, 12 de outubro de 2008

UMA CONSTRUÇÃO DE GESTÃO PARTICIPATIVA NO ÂMBITO ESCOLAR

A educação, com sua organização e gestão, passa por conceitos e estruturas, que necessitam ser refletidas na dinâmica de seu processo, considerando-se que a educação está relacionada a aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. É um dos principais instrumentos para que o ser humano construa sua identidade.
O conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização do processo educacional e pedagógico; à participação responsável de todos nas discussões, decisões, efetivação das decisões, acompanhamento e avaliação; diálogo mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos. Este conceito de gestão nos leva a refletir de como a participação acontece em nossa escola, no seu cotidiano, nas relações . Onde as relações são construídas, com um objetivo comum. O diretor é cada vez mais obrigado a levar em consideração a evolução da idéia de democracia, que conduz o conjunto de professores a maior participação e nas tomadas de decisões. (VALÉRIEN,1993,P. 15)
Falar sobre gestão democrática leva à reflexão sobre os diversos ajustes, inovações e contornos pelos quais passaram as políticas educacionais em vigência. Todas essa mudanças fazem ver a educação com um olhar de esperança e de crédito, frente à tão discutida gestão democrática, que busca consolidar ações, pela participação dos segmentos da sociedade, e tem como objetivo fortalecer a escola e a qualidade do ensino.

Bibliografia: CURY, Carlos Roberto. O princípio da gestão democrática na educação.(2005)

VALERIEN, Jean. Gestão da Escola Fundamental. SP Cortez/MEC. 1993

2 comentários:

Suelen Assunção disse...

Gostei de ver!
Fizeste Uma ótima síntese. E ainda, conseguiu refletir em cima de alguns autores.
Parabéns.
Beijão no coração
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Giselda Correa disse...

Olá Marlene... Muito bem! Demonstraste leitura, reflexão!
Penso ser essencial saber o que é como funciona a questão da gestão escolar, porque é através da participação, do envolvimento, da interação, da troca de idéias, de aprendizagens, de práticas, ou como tu mesmo disseste da busca de um objetivo comum que desenvolvemos nosso pensamento inteligente, formador, crítico e criador de idéias, ou seja, pessoas conscientes do seu papel dentro da escola e da sociedade. Abraços, Gi.