domingo, 28 de setembro de 2008

CURRÍCULO: O CORAÇÃO DA ESCOLA

O texto Organização Curricular da Escola e Avaliação da Aprendizagem, mostra da necessidade que os professores tem de participar de cursos de reciclagem, grupos de estudo,formação continuada,etc...Precisamos estar sempre aptos para atender o aluno com segurança, pois precisa adquirir habilidades e competências necessárias para avançar de série.
Também rever as formas de avaliação, os instrumentos usados e o momento que acontece deve ser mais flexível. Esta é a vantagem do professor unidocente, conhecemos os nossos alunos, sabemos exatamente onde há defasagem de aprendizagem. Mas nem sempre temos condições e apoio para recuparação deste aluno.
A necessidade de conhecermos o PPP e o Regimento, documentos que norteiam o nosso fazer pedagógico, temos a obrigação de conhecermos o seu conteúdo. Segundo o Regimento a direção da escola deve obedecer as leis maiores. Tanto se fala em Gestão Democrática,Por que então as escolas não tem autonomia para criar uma escola de acordo com a realidade do bairro em que está inserida?

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Marlene querida!
O teu questionamento sobre a autonomia da escola para gerir o seu próprio currículo é realmente muito necessária e, ao mesmo tempo, problemática.
Refere-se, no início do teu escrito, sobre um texto estudado no PEAD. Não há questionamento ou problematização neste texto referente à tua pergunta?
Outra coisinha: acho bem necessário que coloques a referência completa do texto lido.
Beijão no coração
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V