sexta-feira, 26 de setembro de 2008

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA FALAR DE SEXO?

O tema sexualidade abordado no Projeto de Aprendizagem, as leituras e pesquisas tem me dado suporte para amenizar alguns fatos que estão acontecendo com os alunos.
Desenhos que fazem, os palavrões , os recortes de figuras de mulheres com pouca roupa, as letras de músicas que cantam.
A revista Nova Escola de agosto trás sugestões de atividades para trabalhar através de projetos e desenvolver a Educação Sexual. Toda vez que os alunos aparecem com algo sobre esse tema, tento explicar no nível deles para que não vulgarizem. Já não ouço mais tantas piadinhas sobre esse tema. Uma aluna do segundo ano encontrou a palavra camisina em um livro e me disse que era um nome proibido, então aproveitei para explicar que não é palavra feia.
Envolver as famílias para contribuir e participar através de palestras, diálogos. Certamente surgirão os que são contra por acharem que tocar no assunto pode antecipar o início da vida sexual.
Então é o momento de participar de palestras com especialistas ou a orientadora da escola, se tiver. Poderão destacar a importância desse trabalho , para que os nossos alunos saibam lidar e conviver de forma saudàvel com as questões ligadas a sexualidade.Tanto os pais, responsáveis e professores devem ajudá-los a entender o que se passa em cada momento da vida.
Agosto 2008.www.novaescola.org.br.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Marlene querida!
Quando li teu escrito sobre reflexões referentes à temática sexualidade, logo lembre de três livrinhos muito interessantes sobre o assunto.
Ambos são de Michel Foucault e o nome é: História da Sexualidade 1, História da Sexualidade 2 e História da Sexualidade 3.
Foucault explica como nós, no decorrer da história, pensamos a sexualidade (começa nos gregos, depois percorre o auge do cristianismo, e lança algumas indagações para os dias de hoje).
É sensacional, qualquer dos três.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V