terça-feira, 25 de novembro de 2008

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Ao analisar a gestão da minha escola, de como acontece o processo de gestão democrática. sei que falta muito para se tornar uma escola de cultura democrática, está a caminho. Os elementos fundamentais da gestão que organizam a vida escolar da comunidade deve prevalecer a participação efetiva de toda comunidade escolar no dia a dia da escola. Desenvolver uma cultura participativa da comunidade, através de representatividade no CPM, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, voluntários para trabalhar com Projetos na Escola Aberta.Participar coletivamente não é sempre concordar com as adversidades que aparecem, mas sim construir uma escola democrática onde todos tem direito de opinar.Na Gestão Democrática todos os envolvidos constrõem de forma coletiva e com transparência o caminho a seguir para chegarmos próximos a escola que todos gostaríamos de ter.

3 comentários:

Gláucia Henge disse...

Olá Marlene! Sem dúvida, a gestão democrática implica na participação efetiva de toda a comunidade. Como ponto de partida, cabe refletir, até que ponto a própria sala de aula realmente enfatiza e promove a real participação dos pais, de outras vozes sociais, das outras turmas, etc...não é mesmo?

Gláucia - tutora Org.Ens.Fundamental

Suelen Assunção disse...

Marlene querida!
A gestão democrática caracteriza-se pela participação, certo?
Desta forma, a pessoa não tem o direito de não querer participar?
Até que ponto a democracia é permitida?
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Giselda Correa disse...

Olá Marlene, tudo bem? Muito boa tua reflexão! Porém para que a Gestão Democrática aconteça de forma efetiva, tem que haver uma mudança, haver “CONSCIENTIZAÇÃO”. Para isso precisamos fazer uma parceria família x escola, já que esta segunda não está isolada do resto da sociedade.
Educar para a cidadania democrática exige que a escola, a família e todos os envolvidos no processo se contaminem pelos mesmos ideais. É um trabalho de "formiguinha", pois nada muda de um dia para outro. É preciso começar esse movimento em torno da família e dar continuidade na escola, para que se pautem na democracia participativa, para que todos os envolvidos - reconheçam a importância de se educar para a cidadania. Como cita Paulo Freire: "É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz,de tal forma que,num dado momento,a tua fala seja a tua prática.".
O que você está fazendo para que se ponha "em prática" uma escola mais democrática? Um abraço, Gi-Tutora OGE