terça-feira, 25 de novembro de 2008

REFLEXÃO SOBRE MINHA FROFISSÃO

Trabalho desde 1983 como professora, iniciei em Três de Maio em uma escola particular , atualmente sou nomeada 40 horas no estado e trabalho na mesma escola, que fica em um bairro de classe baixa no município de São Leopoldo. Adoro trabalhar com crianças. Apesar de ter turmas com 34 alunos, ainda assim me sinto muito feliz em poder ajudar os alunos a se prepararem para seguirem em frente sem dificuldades ou pelo menos alunos mais preparados para avançar. Temos alunos sem limites, pais ausentes não assumindo seu verdadeiro papel de responsáveis . Apesar de todas essas dificuldades, quando páro para pensar em quantos alunos eu já alfabetizei, por onde andam, percebo que valeu a pena. A busca para me qualificar sempre foi uma preocupação, uma vez que, o nosso horário é todo voltado para sala de aula, fica muito difícel formar grupos de estudo. O curso de pedagogia tem me possibilitado conhecimento em várias áreas para trabalhar com mais qualidade. A Gestão Escolar da minha escola pode-se dizer que é democrática, pois as decisões, normalmente são tomadas em conjunto, professores e direção.
Devemos lutar pela igualdade, democracia e transformação para uma escola de valorização dos profissionais em educação no Brasil.

2 comentários:

Suelen Assunção disse...

Minha querida!
Que bom que estás tendo a formação qualificada aqui no PEAD.
Esta, com certeza, é uma das intenções do PEAD.
Fico feliz por ti, por estares alfabetizando, formando pessoas para atuar nesta sociedade que, por vezes, é tão injusta.
Parabéns pelo teu empenho
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Giselda Correa disse...

Marlene... Quanto do que sonhamos realmente usamos para fazer o que estamos pensando. Muitas vezes ficamos no meio, ou seja, queremos e não fazemos, parte porque nosso dia a dia é tomado de uma necessária obrigação dentro da ironia do sistema, e parte porque é muito difícil ter que encarar os riscos da mudança, sair fora do que consideramos como fronteiras da segurança. O duro de tudo é que, quem não tenta, não avança, e mais do que acertar ou errar, o grande negócio é ter espaço para treinar, desenferrujar e assim ajudar a romper os limites, aqueles que não imaginávamos que poderíamos superar.
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino"."A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias".Paulo Freire. Um abraço pra ti. Gi – Tutora OGE