domingo, 9 de novembro de 2008

OS RECURSOS DO FUNDEB

Após as leituras e pesquisas sobre o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, obtive mais entendimento sobre esse processo que financia a educação pública e valorização dos Profissionais da Educação. O financiamento da educação pública é instrumento fundamental para a redução das desigualdades sociais no Brasil. A distribuição é feita de acordo com o número de alunos da Educação Básica.
Os recursos do FUNDEB, inclusive àqueles oriundos de complementação da União, serão utilizados pelos Estados e Municípios, no financiamento da educação pública. O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos serão exercidos junto aos respectivos governos, por Conselhos instituídos especificamente para esse fim. Existe uma forte vinculação entre o financiamento público da educação e a situação sócio-econômica do país, na medida em que as principais fontes de recursos para a educação provém da arrecadação de impostos, afetada pelo desempenho da economia.Fica claro que se toda a comunidade se envolve com o Poder Público na fiscalização e acompanhamento, existem menos riscos de desvios e de fomento à corrupção.A transparência ainda é o melhor exemplo de cidadania e os bons exemplos dos governantes e da população em geral, contribuem decisivamente para o progresso e para a qualidade de vida dos munícipes. Somente educando para a ética e a correção que se educa um povo para a promoção do bem desde a infância.

Um comentário:

Giselda Correa disse...

Marlene...Também acredito que a participação da comunidade(escolar ou não) em relação aos financiamentos da educação, é de suma importância, já que assim, haverá também uma tomada de consciência, fazendo com que participem e fiscalizem o uso dos recursos que se destinam à oferta de um bem público. Quem sabe assim, não teríamos uma educação de qualidade, com recursos físicos e humanos de qualidade, com remuneração de qualidade e uma merenda de qualidade para nossos alunos? Mas será que a comunidade, realmente tem acesso às essas informações? De que forma é feito esse chamamento na escola em que leciona? As informações são encontradas em locais de fácil acesso? Esta na hora de termos mais consciência política e começar a cobrar. Quem sabe assim não aconteceriam os famosos escândalos, não é mesmo!!!Afinal é um direito nosso!! Abraços, Gi. Tutora OGE