domingo, 31 de maio de 2009

PROJETO DE APRENDIZAGEM

Ao iniciar mais um PA, mais uma vez me deparo com algumas dificuldades, com a tecnologia e a própria pesquisa. Ao enfrentar essas dificuldades com o auxílio necessário e procurando soluções, já estou conseguindo entender cada vez mais a importância dos PAs também com meus alunos.Estou trabalhando com um projeto sobre a Diversidade Racial com os alunos da quarta série e estou observando o empenho dos grupos em buscar informações, novos conhecimentos sobre o tema, uma vez que separei por etnias. Aos poucos estão entendendo o verdadeiro sentido para esta questão, os alunos discriminavam alguns colegas, por serem negros. Agora estão empenhados em juntar dados para apresentar aos colegas. Estou feliz por ter conseguido amenizar o problema e ter melhorado a relação entre eles. Vou continuar trabalhando em forma de projetos temas que também venham a surgir por parte deles, do interesse dos alunos é uma forma mais enriquecedora de aprender.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Marlene!
Espero que tudo esteja tranqüilo contigo!
Lendo tua reflexão sobre o que tens vivenciado na tua vida acadêmica, mostras que tens explorado conscientemente essas aprendizagens, ou seja, estás colocando em prática e buscando subsídios para resolver tuas dificuldades e enriquecer das tuas aulas.
Quando refere-se em diversidade racial e aceitação do outro, fiquei com dúvidas:
Como os alunos negros se vêem nesse contexto? Eles se reconhecem como negros?
Há algum indígena?
Meu questionamento é para te ajudar nas tuas reflexões!
Qualquer dúvida estou a disposição!
Abraços, Rose