terça-feira, 12 de maio de 2009

RAÇAS E ETNIAS

Muito me angustia ao ouvir termos pejorativos que são usados quando pessoas se referem a outras de etnia diferente. Em pleno século XXI, ainda existirem pessoas racistas, mas infelizmente é a realidade que vemos também em algumas escolas. Tenho na minha sala de aula da quarta série alunos que precisam ser educados para as relações sociais, esta vai ser a minha missão, a partir do meu planejamento. Como trabalhar questões étnico/raciais na escola.
Tive a satisfação de além de ler bons textos sobre o tema e a troca de experiências nos fóruns, também participar de um seminário sobre o tema: Racismo e Discriminação. Precisamos começar pelo nosso planejamento pedagógico, trabalhar atividades que envolvam as etnias /racias dos alunos. a construção das identidades. Muitos alunos verão que também tem outras etnias compondo sua genealogia. Não trabalhar etnias separadamente, e sim juntos para mostrar que todos tem o seu valor e que foram e são importantes para a formação entre culturas.
Temos literaturas ótimas para trabalhar sobre etnia com os alunos e minimizar situações de preconceito racial.

Um comentário:

Luciane Machado disse...

Marlene, é uma luta constante trabalhar o diferente, e ainda mais quando se trata de etnia, etnia negra e indígena, há muitas pedras no caminho, mas temos que destruí-las.
A questão da discriminação e preconceito, é a falta de conhecimento,eu cresci ouvindo que negro era burro,preguiçoso, mas sempre refletia como assim:meus pais são negros e trabalham, estudam, então esta história não é verdadeira e fui a luta para conhecer a verdadeira história, uma histório dolorida, sofrida de um povo que veio para o Brasil obrigado e quando foi "liberto"?Sem condições dígnas de sobrevivência.Por isso a importancia do conhecimento da história e reflexão sobre o tema.Beijos.