segunda-feira, 19 de abril de 2010

LITERATURA INFANTIL:A contação e o reconto de histórias

Sabe-se como é importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas de compreensão do mundo.
A literatura infantil surge dos contos populares, que tornaram o ponto de inspiração de muitos autores atualmente reconhecidos Arroyo(1990) comenta que esta é a principal razão de se considerar a contação de história a gênese da literatura.
Os contos também conseguem deixar fluir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade, que logo é respondida no decorrer dos contos. É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, problemas que vão sendo defrontados, enfrentados, resolvidos ou não pelos personagens da cada história.
A escolha daquilo que se vai contar é importante. Conforme Coelho(2000, p. 153), a Literatura Contemporânea tem considerado o ato de contar como o ato de criar através da palavra, o narrador provoca ao que escuta a participar, a interagir , sendo este que conta.
Faço este trabalho com meus alunos de recontar as histórias lidas em casa , o gosto pela leitura aumentou e uso técnicas variadas para o reconto. Para a alfabetização a literatura é uma maneira de familiarizar a criança com o mundo das letras e das histórias.

Nenhum comentário: