segunda-feira, 26 de abril de 2010

QUESTÕES ETNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO, O ÍNDIO

Estiveram na nossa escola dia 23 de abril índios da tribo kaingang para uma palestra e mostrar um pouco da sua cultura através de uma palestra, música, dança e do artesanato que eles fazem na aldeia. O cacique Darci falou sobre as dificuldades que enfrentam no dia a dia pela sobrevivência da tribo, uma vez que não existe mais a caça e nem a pesca para o sustento deles. O cacique repetiu várias vezes que o índio é da natureza, ele precisa da natureza para viver. Também falou um pouco das conquistas deles nos últimos anos, a participação em decisões sobre o seu modo de vida.
O Brasil possui uma imensa diversidade étnica e linguistica, que está entre as maiores do mundo e é a maior da América do Sul. Essa diversidade é encarada como um fator de enriquecimento cultural da nacionalidade. A principal marca do mundo indígena é a diversidade de povos, culturas, civilizações, religiões, economias, uma multiplicidade de formas de vida coletiva e individual. O índio orgulha-se de ser nativo, após anos de luta está sendo um pouco mais valorizado assim como a sua identidade cultural que por muitos anos estava esquecida. Acredito que para acabar com os pré-conceitos deve-se em primeiro lugar lembrar do índio não só um dia por ano e sim todos os dias, assim como a cultura de qualquer outra sociedade humana, educar para as relações étnico-raciais. Trabalhar a cultura dos índios desenvolvendo projetos de pesquisa, das influências que o povo indígena nos trouxe. Precisamos ficar alerta e despertar nos alunos a necessidade de valorizar a cultura dos índios e de todas as outras etnias. E fazermos a nossa parte, reivindicando perante a sociedade competente que olhem para os nossos irmãos que precisam de uma atenção mais concreta das autoridades sobre os problemas deste povo e as devidas soluções.

Nenhum comentário: