segunda-feira, 28 de junho de 2010

AVALIAÇÃO COM CONHECIMENTO

o cuidado que devemos ter na hora de avaliar o nosso aluno, principalmente as primeiras séries do ensino fundamental.
A avaliação deve basear-se na acolhida da situação, depois no julgamento da qualidade não para excluir, mas para mudar o enfoque e a prática, ou seja, dar condições para obter maior satisfação daquilo que se deseja alcançar, que é a qualidade do aprendizado do aluno.É preciso dar oportunidade para que o educando possa mostrar sua maneira peculiar de aprender e somar e isso aquilo que ele traz de suas experiências extra-escolares. O aluno com dificuldades de aprendizagem pode não ser somente quele com necessidades especiais, mas aquele que tem seu ritmo próprio de aprender. é necessário, no entanto, equilibrar os dois objetivos da avaliação da aprendizagem que são: auxiliar o aluno no desenvolvimento pessoal( ensino-aprendizagem) e mostrar o resultado e a qualidade do trabalho educativo realizado. O crescimento individual deve estar ligado com o coletivo. A avaliação da aprendizagem pode funcionar como um "termômetro" quando o educador quiser verificar se os educandos são capazes de ir além daquilo que foi ensinado, não devendo considerar nesse caso, o desempenho dos mesmos para efeito de aprovação ou reprovação. O educador deve ter o cuidado especial com a correção e a devolução dos instrumentos da avaliação, não deve dar ênfase aos erros e dificuldades e deve comentar os resultados para que o aluno possa ter uma compreensão melhor do desenvolvimento do seu aprendizado. Enfim, para que o educador possa ser um bom avaliador, é necessário autoconhecimento, auto-avaliação, auto-acolhida e amar -se a si mesmo, para que possa amar , acolher e avaliar seus alunos.

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